arquitetura + paisagismo + urbanismo + arte

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Praça, adote esta idéia!

 
Praça Santa Cruz

Já se deparou com alguma praça hoje?

Campinas proporciona esta experiência, o freqüente encontro com praças, largos, bosques e parques. Os caminhos da cidade nos conduzem constantemente a inusitadas paisagens urbanas pontuadas por densas áreas verdes que compõem nosso imaginário urbano campineiro.

Exemplos para isto não faltam e são todos frescos em nossa memória, como o Parque de Portugal ou Lagoa do Taquaral, Parque Ecológico, Bosque dos Jequitibás, Bosque dos Alemães, Largo do Rosário, Largo do Pará, Praça Santa Cruz.

Estes marcos na cidade convergem pessoas para interagirem entre si, fundamentais para a troca de experiências sociais e culturais, fortalecendo a cidadania e a sociabilidade.

Após um longo período de abandono destes espaços públicos, estamos assistindo à uma revalorização de suas áreas mediante diversos projetos de revitalização paisagística. Uma parceria entre o setor público e o setor privado que vem obtendo grande êxito e quem ganha somos nós. Nós ganhamos em qualidade de vida, em qualidade ambiental.

Além destes projetos promoverem o embelezamento da cidade, eles resgatam a história da mesma e nos proporcionam ambientes equipados para de fato usarmos, assim como os europeus e nossos vizinhos argentinos o fazem.

Uma prática cultural em áreas livres da cidade, vamos fazer parte?

Adote esta idéia! E você, que possui uma instituição ou uma empresa, pode adotar uma praça, principalmente se a praça estiver localizada em seu bairro.

Os benefícios são para todos, e a forma de fazê-lo é simples.

Maiores informações no site da Prefeitura de Campinas, Departamento de Parques e Jardins: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/dpj/gauc.phpou pelo telefone: (19) 3272-1998


Este texto também pode ser lido no Jornal Campinas Café, na Edição de Maio de 2011. Acesse o site e confira: http://www.campinascafe.com.br/jornal.html.

Um comentário:

  1. Olá Renata! Adorei o " Adote esta idéia". Vou compartilhar seu blog para plantar essa idéia, em outros municípios. Sua mãe tem motivos para ter imenso orgulho de vc.....Parabéns! Ondina

    ResponderExcluir